Leia as Histórias

Categoria - São Paulo da cultura, gastronomia, lazer e oportunidades Grandes times de futebol da várzea Autor(a): Mario Lopomo - Conheça esse autor
História publicada em 17/09/2007

Na várzea de São Paulo, tivemos grandes times de futebol. Lembro-me de ler na A Gazeta Esportiva, na coluna do No Mundo Futebol, amador escrita por Ângelo Lazari, Nessa coluna aparecia os grandes times do futebol da várzea. A zona norte tinha vários times bons. Na taça Ademar de barros em 1960, vários times da zona Norte, chegaram as quartas de final, que teve o América do Itaim como Campeão. Na zona norte tinha o, Maria Zélia, um time que tinha campo iluminado, um dos poucos campos da várzea que se podia jogar a noite.
O leite Vigor também se destacava, se minha memória não estiver falhando, o campo era perto da via Dutra.
Também o Silvicultura que tinha seu campo no Horto Florestal. Na zona Oeste, me, lembro do Café do Ponto, em que o campo era na estrada da Boiada, (hoje Diógenes Ribeiro de Lima).
Na zona Sul, vários times se emparelhavam em termos de times competitivos, pois uma área muito grande em terrenos de propriedade dos IAPS (IAPI, IAPC, IAPETCH, IAPB), todos depois incorporados ao INPS (hoje INSS), e também ao lado terrenos de propriedade da Ligth And Power, dava para se fazer muitos campos de futebol.
Por ali tinha o Marechal Floriano, Canto do Rio, Marítimo, Esplanada, Grêmio Floriano, América do Itaim e América da Vila Olímpia.
Em 1954 veio da Bela Vista o Grêmio Itororó, que aproveitou uma parte dos terrenos para fazer seu campo, numa área que era desprezada por muitos clubes, por ser um terreno arenoso, devido às dragas da Ligth, que a tirar detritos do Rio Pinheiros jogava naquele terreno de sua propriedade, ficando a areia em primeiro plano.
A grama crescia só pelas beiradas do campo. Mas teve uma coisa muito bonita por parte dos “bexiguentos”. Em toda volta do gramado foram plantados pés de eucaliptos, a uma distancia de dois metros. Anos mais tarde os eucaliptos tinham trinta metros, de altura, o que dava uma boa sombra, principalmente nos dias de verão. No início dos anos 1980, veio um tal Clube do Me, que tomou conta de um belo pedaço, ao lado do circuito das bicicletas, explorado pela indústria de bicicletas Monark. Passou–se a existir um feudalismo, que tomou conta de todo aquele pedaço para explorar bares, estacionamento, e colocação de Outdoors. Cometeram também um crime de ordem ambiental, derrubando todos os Eucaliptos.
Uma pena, porque hoje o chamado Parque do Povo, na Avenida Cidade Jardim, próximo à ponte Roberto Zucollo (que já foi ponte Cidade Jardim) teria dezenas de árvores cinqüentenárias.
A Vila Olímpia também colaborou muito para o engrandecimento do futebol da Zona Sul, com o Flamengo, a Portuguesa e o Juventus. Não podemos nos esquecer do Palmeirinha de Santo Amaro, que disputou a final do campeonato varzeano de 1962, time que jogava José Maria Marin, um bom meia-esquerda.
A zona Leste tinha vários times de grande potencial. O Sampaio Moreira, Palestra da Mooca, Apea do Brás. Esses times jogavam muito no campo dos adversários, e levavam muita torcida além dos 22 jogadores do primeiro e segundo quadro. Num jogo que fiz contra o Apea do Brás, os seus torcedores ficavam atrás do gol que eu defendia. Era uma gritaria enorme que eles faziam, o que tirava minha concentração. O Apea era superior ao meu time, enquanto deu, consegui segurar o zero a zero. Mas quando eles marcaram o primeiro gol os torcedores adversários invadiram o campo e chegaram a subir em minhas costas. O que paralisou o jogo por instantes para que eu recebesse massagens.
Tentamos jogar contra o Sampaio Moreira, em 1962, mas a diretoria do time da zona Leste não aceitou, devido à indisciplina, não só dos jogadores como da torcida que ia em grande numero fazendo misérias, quebrando tudo o que viesse pela frente. O que a diretoria propôs à do Flamengo da Vila Olímpia foi jogar no campo do Sampaio, que ficava no bairro do Tatuapé. O tempo foi passando e os terrenos foram minguando, os times de futebol acabando, e com ele o grande celeiro de craques. Hoje vivemos de escolinhas de futebol com campo reduzido, no tal de Futebol Society. Campo de areia. Coisa horrorosa. Eu vivi o grande futebol. Jogando por 15 anos e assistindo por mais de vinte. Vi Pelé desde que começou. Querem Mais?

e-mail do autor: mlopomo@uol.com.br

Login

Você precisa estar logado para comentar esta história.

Antes de Escrever seu comentário, lembre-se:
A São Paulo Turismo não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!
Publicado em 01/09/2008 Caros amigos da Zona Norte , venham participar do 20° Aniversário do UNIDOS DO MORRO {Vila Bariri}.Acontecerá no dia 20/09/2008 .Apartir das 13:00hs Contamos com sua presença !
End:Igreja Jesus do Horto da Oliveira {próximo da Vedacit}
Enviado por unidos do morro - valdo_nestle@hotmail.com
Publicado em 24/08/2008 Oi aqui é o thiago da silva de morais eu quero um clube e por favor se tiver vaga ai poderia em retornar.
Ai vai o meu telefone de contato {021} 3332-3737.
Ja treinei no vasco,ceries,olaria,botafogo,
Ai vai as minhas caractersiticas de zagueiro: Sou bom no desarme,marcação,cabeçeio,bom passe e jogo na direita e na esquerdae tec.......
Tenho:1;83, peso:70kilos e tenho 21 anos.
e procuro um clube de futebol.
Enviado por Thiago da silva de moraes. - thiagojogador3@hotmail.com
Publicado em 12/08/2008 Sr. Mário
Muito interessante essas matérias. Sou autor de vários livros, entre eles Mooca Berço Dourado, onde há 85 fotos de clubes varzeanos, década de 40,50 e 60. Notei em seu site que muitos clubes famosos de minha época não fazem parte de sua história, e por isso gostaria de lembrá-lo que na Mooca existiram famosos clubes varzeanos que foram celeiros de clubes profissionais. Madrid (Tigre Varzeano) deu entre outros Rodrigues o famoso Tatu do Palmeiras e da Seleção Brasileira: Cairu que deu os irmãos Pinga e Alfredo Polvo; Vasco da Gama, Ponte Preta, Democráticos, Paschoal Moreira, Flor do Ás, etc. Quanto a Marin, joguei com ele na Associação Recreatica Cultura Antarctica (Arca) e nunca soube que ele passou pelo São Paulo. Se é o mesmo Marin que conheci, ele jogava no aspirante do Corinthians, onde faziam parte Luizinho, Tótio, Nardo, etc. Paro por aqui senão vou roubar muito espaço de sua coluna.
Abraços e fico à sua disposição para maiores detalhes.

Cidão
Enviado por Alcides B.Garcia "Cidão" - abgarcia39@yahoo.com.br
Publicado em 08/08/2008 Esqueceram de comentar sobre o glorioso A. A. Artur Alvim, onde havia um baixinho na década de setenta e oitenta( Chininha ou China) que com seus 1,69 de altura foi um dos melhores centro-avantes do futebol varzeano. No campo do CERET, em meados de 1978 fez um golaço do meio de campo contra o time da Polícia Militar na COPA ARIZONA... ...quem é vai lembrar, pois foi bem comentado. O Chininha jogou em outros vários times da Z/L, como Botafogo de Guainazes, Paulistinha A. Alvim, XX de Outubro, E.C Caprixosos Vila Ré, Cruz de Malta e mais alguns que fogem da memória agora. Salve o eterno Chininha... Enviado por danilo - danilo_lh@hotmail.com.br
Publicado em 05/08/2008 Quem pode me passar alguns nomes ou história da varzea de Diadema sito alguns Clubes América Jd. São judas / Bandeirantes / Paraguai / Sete de Setembro / Etc quem souber algo me informe. Enviado por Wilson Duarte - wilson.duarte@dhl.com
Publicado em 30/07/2008 Olá pessoal! Percebo que a maioria dos participantes ignora a existência de centena de times de futebol da zona oeste que marcaram época e produziram grandes jogadores profissionais. Senão vejamos: Em OSASCO: Corinthians da Vila Yara, cujo campo era onde hoje está construído o Shopping Continental; Internacional de Osasco; Grêmio Frigorífico Wilson; A.A. Floresta; Adamas do Brasil; MAPA (Mocidade Armenia de Presidente Altino); Ponte Preta; Juventus; Santa Gema; Grêmio Duque de Caxias (cujo campo até hoje fica ao lado do Quartel do 2º Exército); Municipal; em CARAPICUIBA: o União Carapicuibana; o Pedreira; a Ferroviária; o São Bento; o Corinthinha; o Aldeia de Carapicuíba; o Planalto; o Grêmio Santa Therezinha; o Sulamericano; em BARUERI: O 1º de Maio; O Barueri Futebol Clube (este sim, o original e que subsiste até hoje); o 10 de Setembro; o Vila Porto. Afora esses, outros grandes times existiram ou ainda existem em Jandira, Itapevi (Cipe e América), em São João Novo (7 de Setembro). Portanto, a zona oeste, teve grandes times formadores de grandes jogadores, que quando me for solicitado estarei a disposição para informá-los quais são. Parabéns ao Sr. Mário e a todos por participarem deste bate papo. dtoledolima@uol.com.br Enviado por DOUGLAS - dtoledolima@uol.com.br
Publicado em 24/07/2008 Caros Amigos,
tenho apenas 24 anos e sou um apaixonado pelo futebol varzeano de São Paulo. pois foi uma das poucas áreas de lazer que sobraram para nossa geração. resido na Freguesia do Ó e vou dizer os times mais conhecidos por aqui pelas suas historias. Começo com o mais antigos de todos que é a SER 7 d Setembro futebol Clube que existe desde 1917. e com uma organização invejavel se tratando de varzea paulista. só que os jogadores nos ultimos anos não vem ajudando.rs.
Bom tinhamos o Alvorada vila dos Bancários temos o corinthians Vila Palmeiras esse é considerado. xxv de agosto, 11 canarinho, 11 garotos do Piqueri, São Bento, e os que hj estão dando mais trabalho pelos campos desta região e São Paulo, que são Danubio atual campeão da kaiser. Vida Loka. com uma equipe invejavel, comercial de pirituba levando uma galera imensa aos seu jogos entre outros .
bom é isso espero ter ajudado.
Enviado por Leonardo Bove Diniz de Lima - leo_lima_85@hotmail.com
Publicado em 21/07/2008 Amigo Mário.
Realmente se formos relacionar os grandes clubes de várzea dos anos 60/70 este site não comportaria nem a metade deles.
Eu tenho um site dos boleiros da água rasa que conta também com alguns times da zona leste:
Brazão da Agua Raza, Lestinho, Central, 7 de setembro da agua raza, santos da agua rasa, bento gonçalves, regente feijó e muitos outros, todos estão no meu site que estou completando neste ano.
Fiz em 2005 com mais de 500 fotos e agora chegaremos a quase 1000.
nosso endereço:
http://paginas.terra.com.br/esporte/boleirosdaaguarasa
De uma espiada e você relembrará de vários astros da várzea da zona leste.
Um grande abraço e parabéns pela iniciativa.
waldevir bernardo
Enviado por waldevir bernardo - waldevir@itelefonica.com.br
Publicado em 04/07/2008 sempre gostei de futebol , cresci em beira de campos de varzea os campos que eu mais ia era o corinthinhas da agua fria , pinheral , silvicultura no horto florestal .
tambem concordo quando voce fala dessas escolinhas de futebol que tentam ensinar os muleques a jogar futebol . eles colocam as fachadas dos princpais times profissionais só para ganhar dinheiro , eu e muitos colegas aprendemos jogar foi na rua . nem futebol de rua existe mais .
hoje eu estou com 31 anos de idade , vi grandes jogos em campos de varzea vi muita gente boa de bola .
Enviado por edmilson - edmilson.massoterapeuta@yahoo.com.br
Publicado em 29/05/2008 Gostaria de saber sobre o time do parque da móoca em 1970 a 1977 Enviado por Paulo Roberto Figner - ghdfiscal@stratus.com.br