Leia as Histórias

Categoria - São Paulo da cultura, gastronomia, lazer e oportunidades Ex-mercado municipal e atual Casa da Cultura Santo Amaro Autor(a): Vilton Giglio - Conheça esse autor
História publicada em 09/01/2009

Por algumas vezes fui à ex-biblioteca Kennedy para fazer alguns trabalhos para escola, época em que alunos a frequentavam visto que internê, nem pensar, pois nessa época estudava-se (hoje só cruzinha).

Em frente à biblioteca há um prédio que sempre me chamava atenção por ser grande, tijolos antigos, telhas mais antigas ainda. Nessa época não sei o que era, a tal casa é quase do tamanho da praça, enfim, uma construção tipo Santa Casa de Misericórdia. Fica na Avenida João Dias, Santo Amaro.

Pois aquele prédio foi mercado municipal (deve ter mais de cem anos), e atualmente é a Casa da Cultura de Santo Amaro. Tem samba-da-vela toda segunda-feira, forró, gafieira, encontro da melhor idade, bailes, sei lá mais o quê.

Está todo cercado por grades, portões, seguranças, só falta cachorros, a entrada custa dois reais.

Então é assim, o mercado municipal que virou casa da cultura em que se ensinam danças, cantos, encontros e por aí vai.

Só o prédio já é uma atração turística para Sampa e Santo Amaro, mas está meio que "escondidinho", não muito divulgado, mas vale a pena conhecer, talvez seja um dos ex-mercados municipais mais antigos de Sampa. É ver e conferir.

Esses dias estive visitando o local, vi um tijolo que mais parecia um bloco de concreto, daqueles que duram mil anos, jogado pelo chão.

e-mail do autor: viltongiglio@hotmail.com

Login

Você precisa estar logado para comentar esta história.

Antes de Escrever seu comentário, lembre-se:
A São Paulo Turismo não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!
Publicado em 14/06/2010 A atual Casa da Cultura na Va. Joaõ Dias é mais conhecido pelos moradores mais antigos como Mercado Velho e antes de se comercializar alimentos era um Mercado de Escravos. Enviado por Rena - ilhaderodhes@yahho.com.br
Publicado em 14/01/2009 Muito bem lembrado Vilton, seu texto veio a calhar, justamente nesta segunda quinzena de Janeiro, Santo Amaro faz 457 anos de vida, mais precisamenente hoje dia 15 de Janeiro.Todos estão convidados para visitar a Igreja Matriz do Largo 13 de Maio(em obras). A Casa Amarela e o CETRASA,Centro de Tradições de Santo Amaro) na Av. Alceu Maynard de Araujo,atrás do Carrefour Marginal Pinheiros, onde haverá festividades, e conhecer um pouco da história do Brasil que as escolas não ensinam, parabéns , Estan. Enviado por Estanislau Rybczynski - estan_tec@hotmail.com
Publicado em 11/01/2009 Boa lembranca e dica. Eh interessante como predios antigos estao abrigando Casas de Culturas. Existe tambem um antigo matadouro que eh o atual espaco Cultural "Tendal da Lapa". Enviado por Etel - ebussbuss@gmail.com
« Anterior 1 Próxima »