Leia as Histórias

Categoria - Outras histórias Primeiro prefeito e os locais de trabalho - SP Autor(a): Vilton Giglio - Conheça esse autor
História publicada em 10/09/2012

São Paulo realmente é uma cidade inesquecível, cada dia aprendemos mais e ensinamos também, é só começar a olhar melhor um pouco acima dos nossos olhos, ou seja, acima da horizontal. Sempre passamos por lugares sem nunca ter observado com mais detalhes. Temos a sede da Prefeitura de SP, que já mudou de local várias vezes desde seu começo, mas sempre ali pelo centro; a câmara municipal com uma história longa; temos a assembléia onde ficam os "engravatados", ou nem sempre, são locais que talvez os paulistanos ou paulistas nem saibam onde ficam.

Todos nós sabemos que São Paulo nasceu bem lá... Isso mesmo: Pateo do Collegio. Certo, pois bem, o primeiro prefeito de São Paulo chamou-se Sr. Antonio da Silva Prado, ficou por 11 anos só, a frente de São Paulo (isso em 7 de janeiro de 1899). São Paulo teve prefeitos de todos os tipos, que foram colocados, eleitos, que substituíram, enfim... A história é longa, poucos sabem que Luis de Anhaia Melo foi prefeito de São Paulo. O governador sempre mandava quem deveria ser o edil dessa amada terra, prefeitos que ficaram marcados por escândalos; frases como as do falecido Jânio Quadros; uma mulher que foi a primeira dama de São Paulo chamada Marta; depois mais uma, Luiza (em outros tempos isso nem pensar); Lineu Prestes, Washington Luis, teve um que foi cassado, depois voltou, já morreu.

Nesses mais 40 homens prefeitos só duas mulheres passaram por lá, uns fizeram, outros desfizeram, outros só passaram pela prefeitura de São Paulo; suas histórias são como São Paulo, ora alegrias ora tristezas, assim são com os governadores também. Bem, mais isso é para outra história.

Ah! Estava esquecendo, já dei aulas de natação para um neto de prefeito. Afinal, gosto de política.


E-mail: viltongiglio25@gmail.com

Login

Você precisa estar logado para comentar esta história.

Antes de Escrever seu comentário, lembre-se:
A São Paulo Turismo não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!
Publicado em 10/09/2012 Vilton, eu sempre admiro os seus textos, princpalmente quando você nos convida a pesquisar um pouco mais sobre as nossas raízes. Meus parabéns. Um abraço saudoso. Enviado por Vera Moratta - vmoratta@terra.com.br
« Anterior 1 Próxima »