Leia as Histórias

Categoria - Outras histórias São Paulo em 7 mil histórias Autor(a): Luiz Sales - Conheça esse autor
História publicada em 08/11/2012
Pensamos diversas formas de marcar a chegada às sete mil histórias no São Paulo Minha Cidade. Gostaríamos de fazer um evento, mas a agenda de final de ano não ajudou; passamos a estudar a possibilidade de lançar o novo site (sim, teremos um site mais atualizado), mas ainda não ficou pronto; chegamos até mesmo a avaliar a ideia de convidar algumas personalidades para escrever sobre a nossa cidade.

Optamos então, de forma singela e sincera, por fazer o que o site tem de melhor: contar histórias. Abaixo, parte do nosso lado dessa história. Obrigado aos mais de mil autores; sem vocês nada disso seria possível; no texto abaixo lembramos de alguns amigos que foram e são importantes para a concretização do sonho de vermos pessoas falando sobre a São Paulo de cada um. Aos não citados, por absoluta falha nossa, antecipadamente pedimos desculpas.

Há cerca de sete anos, em meados de 2005, teve início o site São Paulo Minha Cidade. A ideia era bastante simples: publicar textos, de paulistanos ou não, famosos ou anônimos (os segundos, de preferência) que tivessem a cidade de São Paulo como ator. O objetivo não eram textos históricos ou com rigor acadêmico. Sentimentos era e é o que sempre quisemos. Que os autores falassem sobre a sua cidade, do seu jeito. O bairro, o sorveteiro da porta da escola, o bonde, a loja famosa do centro, a turma do colégio, a rua de terra, um amigo, o time de várzea, a ex-namorada, aquela professora... Muitas vezes uma São Paulo que não existe mais.

O começo do site foi tímido, com pedidos para que os próprios amigos escrevessem. Com o tempo, contudo, a “experiência colaborativa” (expressão que ainda não existia na época, acho), ganhou uma força própria, se auto alimentando a cada novo autor, cada novo texto, cada comentário. Lançamos um livro para marcar a passagem das mil histórias, fizemos festa em grande estilo; de repente aqueles ilustres conhecidos virtuais passaram a ter rostos, amizades foram construídas, encontros saíram do virtual e foram para as reais pizzarias paulistanas.

É importante registrar algumas participações fundamentais desse início, a começar por Caio Luiz de Carvalho, então presidente da São Paulo Turismo; também foram fundamentais Maria Cristina Masagão, Clara Azevedo, Felipe Andery, Roberto Seixas, todos emprestando altas doses de entusiasmo ao projeto. Eu também estava lá no início, porém mais como um torcedor coadjuvante, me envolvendo apenas mais adiante no sentido de manter viva a chama dos autores – como se fosse necessário... Conheci até alguns pessoalmente e outros, mesmo não conhecidos, já são íntimos. No caminho, Jony Favaro e Luciana Jabur ajudaram muito, assim como foram importantes outros colaboradores, como Daniel Libarinno, Nilcéia Benício, Débora Amorim Radanovitsck, Tatiane Gonsales e Camila Téo que trabalharam para que os textos fossem para o site de forma rápida; mais recentemente, Hallia Makanse assumiu esta que é a mais importante função do site, auxiliada por Cintia Santos e Caroline Cots.

O SPMC recebe novos textos praticamente todos os dias; às vezes mais, às vezes menos. Todos são considerados, lidos, analisados, eventualmente com uma ou outra palavra trocada, mas sempre com a preocupação de preservá-los da maneira mais original possível. Alguns autores escrevem mais – bem mais – que outros. E o que importa para nós é a possibilidade de, se possível da maneira rápida, colocar mais e mais histórias no site. No começo de 2012, quando estávamos com seis mil histórias, gravamos alguns depoimentos em áudio e vídeo com uma pequena parte dos autores.

Ao longo das sete mil histórias tivemos um ou outro problema, é fato. Em alguns períodos, com as naturais trocas na equipe, falhamos não publicando histórias com a velocidade necessária, deixando a todos angustiados. Vivemos também algumas incertezas quanto à continuidade do site, felizmente superadas. Administramos até conflitos entre os próprios autores, mutuamente descontentes. Mas nunca perdemos de vista o objetivo do SPMC: manter viva a história sentimental de São Paulo. A que não está nos livros tradicionais, mas que é contada em nossas casas, para os filhos e netos; relembrada nos encontros dos amigos de infância; de décadas passadas, mas que de forma intempestiva nos surpreendem em pensamentos furtivos. O que jamais imaginamos escrever e hoje lamentamos não ter escrito antes. A cada um dos autores, o nosso muito obrigado por terem a generosidade de dividir conosco algo tão valioso.


E-mail: faleconosco@saopaulominhacidade.com.br E-mail: faleconosco@saopaulominhacidade.com.br
Login

Você precisa estar logado para comentar esta história.

Antes de Escrever seu comentário, lembre-se:
A São Paulo Turismo não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!
Publicado em 20/03/2013 Eu também tive uma história publicada no Livro São São Paulo Minha Cidade, 5.000 histórias (o nome é "Ah, que saudades!"). Foi uma honra, um privilégio inenarrável! Não apenas por mim, mas principalmente por meu falecido pai, homem conhecido por seu caráter e honestidade, professor conceituado durante os trinta e sete anos que se dedicou ao magistério e que sofreu uma grande injustiça na vida. Talvez por isso tenha partido deste mundo precocemente. Jurei, frente a seu túmulo, quando de seu enterro, que iria dignificar seu nome também após sua morte. E cumpri meu juramento! Quando vi meu nome lá, bem grande, com o PANIGHEL brilhando aos meus olhos, chorei copiosamente. Foi um dos momentos mais emocionantes e marcantes em toda a minha vida.Tenho essa dívida com o São Paulo Minha Cidade e sou bastante reconhecida por isso. Obrigada!!E parabéns pelas sete mil histórias! Enviado por Miriam Panighel Carvalho - panigirls@uol.com.br
Publicado em 22/12/2012 Você não imagina a amplitude da minha Felicidade quando ví minha história: Um office-boy na cidade de São Paulo na década de 70 publicada no livro SãoPauloMinhaCidade.com. Parabéns a todos pela seriedade em publicar nossos textos na íntegra. Gostaria imensamente que vocês enviassem um outro exemplar deste maravilhoso livro, pois acabei perdendo o mesmo numa mudança de casa. Um exelente Natal a todos e Felicidades no ano de 2013! Muito Obrigado! Enviado por luiz carlos da silva - lucasi__@hotmail.com
Publicado em 30/11/2012 Luis Sales, bom dia!
Parabéns pelo site e por nos dar o espaço de poder contribuir relatando e comentando fatos, que nos trazem lembranças maravilhosas de nossa querida metrópole.

Um forte abraço

Regis Paiva
Enviado por Regis Paiva - regis-paiva64@hotmail.com
Publicado em 26/11/2012 Luiz, desculpe o atrazo na minha manifestação, tive problemas com o computador e só agora posso tornar a escrever, o site passou a fazer parte da minha vida desde o dia em que tomei conhecimento dele, quero parabenizar toda a equipe que trabalha para que nossas histórias sejam publicadas, espero que continuem nos "aturando" por muito tempo (rs.rs.rs), parabéns pelo texto, abraços, Leonello Tesser (Nelinho). Enviado por leonello tesser (Nelinho) - lt.ltesser@hotmail.com
Publicado em 18/11/2012 historia da nossa cidade contada por quem a faz! continuem com essa bela iniciativa. PARABENS a todos! Enviado por Milton Longobardi - millongobardi@uol.com.br
Publicado em 17/11/2012 Luiz Sales. A Bahia te saúda na escrita deste humilde colaborador e 'bixiguense' ausente. Suas palavras são a perfeita tradução dos sentimentos por todos nós, escritores, cronistas, ou simplesmente narradores de um cotidiano do íntimo de cada um. Sinto-me mais do que honrado em participar e pertencer a este elenco de saudosista que, assim como eu, desaguam suas saudades e boas lembranças e mostram as histórias que esta cidade guarda. Daqui do sertão baiano, peço que receba, você e toda a equipe do SPMC os meus mais sinceros e verdadeiros agradecimentos. Fraternal abraço. Nelson de Assis. Enviado por nelson de assis - nel,som55@yahoo.com.br
Publicado em 11/11/2012 Luiz Sales
Sua crônica enaltecendo as 7.000 ª histórias publicadas no SPMC, mostra a força da comunicação que este consagrado site tem com seus colaboradores. Histórias de todos os bairros, de ruas, de vilas, casas, escolas, indústrias, museus, parques, estâncias, restaurantes e bares, boates e teatros de revista, personagens enfim, de tudo se falou e se fala nesse espaço que, esperamos, não tenha data de encerramento.
Como uma perfeita colcha de retalhos vão se alinhavando todas as colaboraçLuiz Sales
Sua crônica enaltecendo as 7.000 ª histórias publicadas no SPMC, mostra a força da comunicação que este consagrado site tem com seus colaboradores. Histórias de todos os bairros, de ruas, de vilas, casas, escolas, indústrias, museus, parques, estâncias, restaurantes e bares, boates e teatros de revista, personagens enfim, de tudo se falou e se fala nesse espaço que, esperamos, não tenha data de encerramento.
Como uma perfeita colcha de retalhos vão se alinhavando todas as colaborações, junto com seus comentários, formando um perfeito e abrangente relatos de todos os cantos dessa formosa e dinâmica cidade.
Luiz, receba meus cumprimentos pela dedicação e contamos com vc pra que esta paixão continue, sem interrupções, que alguns dos colaboradores estão considerando uma “parada cardíaca” quando, na verdade foi apenas um “pit stop”.
Parabéns e um abraço, Sales.
Laruccia
Enviado por Modesto Laruccia - modesto.laruccia@hotmail.com
Publicado em 11/11/2012 Dizem que " fica sempre um pouco de perfume nas mãos que oferecem rosas", e este site nada mais é do que um presente maravilhoso que vocês nos deram e que, em troca, receberam um pouco de nossos perfumes, a essência que acompanha os relatos, as histórias e os fragmentos de nossas lembranças. Parabéns! Enviado por Trini Pantiga - trinesp@ig.com.br
Publicado em 11/11/2012 SE ESTE SEMPRE FOI O SITE DA HISTORIA MODERNA DE SÃO PAULO, RETRATANDO A VIDA, PAISAGENS, E FATOS , PODEMOS DIZER QUE AS SETE MIL HISTORIAS REPRESENTAM O "CARTORIO DE NOTAS DE SÃO PAULO".
QUE BOM PODER CONTAR MAIS ALGUMAS HISTORIAS, NESSA NOVA FASE.
SUCESSO
ROQUE VASTO
Enviado por ROQUE VASTO - ROQUEVASTO@ITELEFONICA.COM.BR
Publicado em 11/11/2012 Parabéns pelo texto Luiz Sales, comecei escrevendo um texto curto, e graças ao incentivo dos comentários, continuei escrevendo depois passei a também comentar os textos dos escritores, passei a participar também do encontro dos redondos com as redondas, e hoje sou um dependente do site, e quando o mesmo fica fora do ar como dias passados fico batendo cabeça, estou cheio de galos, mas estou Feliz da Vida, pois me sinto também um pouco
responsável por essa maravilhosa marca de 7.000 historia, graças o carinho e o trabalho de todos vocês da SPturis. Desejo muitas felicidades e muitos anos de vida.
Enviado por Arthur Miranda - 27.miranda@gmail.com