Leia as Histórias

Categoria - Personagens O dom da palavra Autor(a): Ivan Jubert Guimarães - Conheça esse autor
História publicada em 28/11/2012

Mais um grande homem parte deste mundo: Joelmir Betting! Não o conheci pessoalmente, mas durante anos acompanhei seus comentários diariamente pela Rádio Bandeirantes de São Paulo. E eu me lembro de sua última aparição no Jornal Gente antes de ir para Rede Globo de Televisão.
Em sua despedida ele disse que aquela era a penúltima vez que ele trabalhava na Rádio Bandeirantes.

Ficou na Globo durante 18 anos segundo li nos noticiários e fazendo cumprir sua profecia voltou para o Grupo Bandeirantes.

Joelmir nunca foi economista, mas foi o maior professor de economia que alguém poderia ter. E foram muitos os "alguéns". Aquela linguagem difícil dos economistas, chamada de economês, tornou-se de fácil entendimento através das palavras de Joelmir Betting.

Eu era jovem, ainda, quando li o livro “Na Prática a Teoria é Outra” escrito brilhantemente por ele. Eu fazia faculdade de administração de empresas e meio que por acaso descobri o jovem Joelmir Betting. O livro me encantou com os ensinamentos que trazia e também com frases espirituosas de algumas personalidades internacionais e nacionais, entre elas uma do próprio Joelmir que dizia que a Estatística era uma arma falha, pois ela provava que 100% dos aviões que sobem, descem.

A morte dele não me pegou de surpresa, mas o AVC sim. Confesso ter ficado chocado com a notícia de que o quadro da doença era irreversível. Não vê-lo mais no Jornal da Bandeirantes e nem ouvi-lo pela rádio, vai ser de uma monotonia sem igual.

Felizmente, ele deixou um de seus filhos no mesmo ramo em que ele começou: o jornalismo esportivo. Mauro Betting é um grande jornalista e estudioso do esporte como seu pai o foi.

Joelmir tinha o dom da palavra. Falar de economia com a naturalidade que ele falava não era coisa fácil de fazer. Suas tiradas eram fabulosas, como um comentário que fez sobre a economia brasileira: "se perguntarem a um brasileiro para que diga como está a economia em uma única palavra, ele vai dizer: Bem! Se pedirem para que ele diga a mesma coisa em três palavras, ele dirá: Não tá bem!".

Vá em paz professor!


E-mail: ivanjug@uol.com.br

Login

Você precisa estar logado para comentar esta história.

Antes de Escrever seu comentário, lembre-se:
A São Paulo Turismo não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!
Publicado em 29/11/2012 Uma bela homenagem a quem efetivamente a merece. Joelmir fazia parte de nossas famílias. Sempre elegante, educado e ético. Abração Enviado por Ivette Gomes Moreira - ivetteg.moreira@gmail.com
Publicado em 28/11/2012 Primo, realmente uma grande perda. Parabéns pela excelente crônica, que vc como jornalista que é tão bem escreveu. Abração. Enviado por asciudeme joubert - asciudeme@ig.com.br
Publicado em 28/11/2012 Ivan, concordo em gênero, mumero e grau, parabéns,Estan. Enviado por Estanislau Rybczynski - estan_tec@hotmail.com
Publicado em 28/11/2012 E agora quem vai controlar as minhas despesas !! Desculpe a brincadeira Ivan. Uma grande perda para vocês que curtiam ele na rádio e Tv. Abraços ... Enviado por Jose Aureliano Oliveira - joseaurelianooliveira.aureliano@yahoo.com.br
« Anterior 1 Próxima »