Leia as Histórias

Categoria - Paisagens e lugares A cidade que virou um parque Autor(a): Ivan Jubert Guimarães - Conheça esse autor
História publicada em 13/12/2012

São Paulo é uma cidade que me surpreende a cada dia que passa. A despeito de todos os problemas de uma grande cidade, da violência explícita, São Paulo mostra seu lado de humanização.

Domingo pela manhã eu saí de carro para atender alguns compromissos distantes de minha casa. Manhã de domingo com poucos carros circulando por grandes avenidas. Mas apesar dos poucos carros havia sim tráfego. Mas que beleza de tráfego!

Pela Avenida Paulista, Rua Vergueiro, avenidas Indianópolis e República do Líbano, um intenso tráfego de ciclistas aproveitando-se das ciclovias que existem hoje pela cidade. Não sei se eram centenas ou milhares de bicicletas, mas foi um espetáculo de ver a calma que reinava em uma cidade famosa por sua violência e intolerância no trânsito.

Era comum ver famílias inteiras, pai, mãe e filhos pedalando juntos pelas avenidas que normalmente são ocupadas por carros e motocicletas.

Não parecia São Paulo. Em cada semáforo havia uma pessoa informando aos motoristas e aos ciclistas a hora de parar e de seguir em frente.

Passeei devagar acompanhando alguns ciclistas. Às vezes eu os ultrapassava e outras eram eles que me ultrapassavam em um pedalar suave e constante.

Observando todas essas cenas a imaginação flui e me leva a pensar que basta um pouco de boa vontade para que esta cidade fique bem mais humanizada.

Valeu São Paulo!


E-mail: ivanjug@uol.com.br

Login

Você precisa estar logado para comentar esta história.

Antes de Escrever seu comentário, lembre-se:
A São Paulo Turismo não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!
Publicado em 15/12/2012 Elegante apresentação de um aspecto focado da grande cidade. Parabéns,Guimarães.
Modesto
Enviado por Modesto Laruccia - modesto.laruccia@hotmail.com
Publicado em 14/12/2012 Amigo Ivan, feliz natal e prospero ano novo abracos. Enviado por antonio pinto alves - antonio.palves@yahoo.com.br
Publicado em 13/12/2012 Muito bem primo. Realmente falta boa vontade para termos uma São Paulo mais gentil com todos. Dizem que, infelizmente, toda grande metrópole é desumana, mas creio que poderemos modificar tendo pessoas como vc. Um abraço do primo que muito o estima. Enviado por asciudeme joubert - asciudeme@ig.com.br
Publicado em 13/12/2012 Que coisa linda, Ivan! E muito bem registrada por você. Parabéns pelo texto e pela cidade, que busca alternativas. Enviado por Vera Moratta - vmoratta@terra.com.br
Publicado em 13/12/2012 Há uma política de humanização aqui em nossa cidade, isto podemos perceber na volta do verde, dos parques, árvores florindo, pássaros retornando . Houve época que era só cimento, poeira, tempo da " cidade que mais cresce no mundo", escaldante, inóspita. Aos poucos vamos percebendo essa preocupação com o meio ambiente e a cidade, como um todo, agradece; Enviado por Trini Pantiga - trinesp@ig.com.br
« Anterior 1 Próxima »