Leia as Histórias

Categoria - Outras histórias Uma fábula moderna Autor(a): Modesto Laruccia - Conheça esse autor
História publicada em 25/04/2013

(Peço licença à equipe do site SPMC e aos leitores e colaboradores para essa recorrência em contar, na forma metafórica, um texto hipotético, para justificar, em parte, minhas dificuldades em manter uma linha normal de colaboração, pois não quero estar alheio completamente. Vocês não ignoram que, com essa minha idade, 81 anos, se ficar alguns meses sem uma linha sequer, e havendo pouquíssimo contato verbal com alguns colaboradores, posso deixar a impressão de que o Modesto já era..., mas não, aqui estou).

Era uma vez dois olhos, pertencentes ao mesmo rosto e os dois sofriam de catarata. Vamos chamá-los de: olho direito de "D" e o esquerdo de "E" e o dono deles de "M". Um dia, "M" resolveu recorrer à cirurgia no HC (Hospital das Clínicas de São Paulo, famoso pelo zelo e bom atendimento em todos os segmentos que dizem respeito à saúde pública. Para ser atendido no HC é só ter um pouco de paciência). Fez todos os preparativos, exames, observações normais que antecedem esse tipo de cirurgia. Para isso, foi agendada a operação do "D" para o dia 5 de abril de 2013.

No dia marcado, com uma espera de duas horas, "M" foi atendido pelo Dr. Kiu, sempre o mesmo, desde o primeiro contato. A operação foi precedida por um cuidado que surpreendeu "M" de tal forma que ele perguntou o porquê desse aparente exagero em manter tanto zelo pela higiene. O "M" precisou ficar "come ta fate mamete" (como sua mãe te fez), "peladinho da silva", até prótese dentária precisou tirar, com aliança e correntinha. Se a cirurgia era em um olho só, para que tudo aquilo? A enfermeira explicou que, em um universo de, mais ou menos, 20 operações, só na parte da manhã do dia, o perigo de infecção hospitalar é muito grande e todo cuidado é pouco.

Colocou um asséptico pijama, limpíssimo, higienicamente apresentado e lá foi para as mãos sequiosas do anestesista e, com meio rosto insensível, o Dr. Kiu trocou o cristalino do "D" por um artificial. Tudo em 50 minutos. Sempre contando com a companhia de meu filho, Maurício. Colocou o "tapa-olho", recomendou a sua remoção no mesmo dia (a operação terminou às 11h da manhã). À noite, após a janta, deu o colírio para ser gotejado em seguida e... Ver o resultado.

Fantástico, via tudo em duplicata, via o que era, tentava pegar o que não era, quem entende de gráfica vai compreender, as cores fora de registro, sem nenhum sincronismo. Assustou o "M", chamou a mulher e disse:

- Myrtes, deu "zebra", estou vendo tudo em dobro. Você, a TV, a janta, enfim, nada deu certo.

Até brincou com a mulher:

- Ver você em dobro, é dose.

Mas, momentos depois, os objetos, as pessoas, as coisas iam se ajustando. E aí, a maravilha, comparando com o "E" a diferença era muito grande. Enquanto o "E" via um vermelho apagado, aguado, sem brilho, o "D" via o mesmo vermelho vibrante, agressivo, brilhante, vermelho mesmo. E assim, com todas as cores.

O "E" é que não gostou muito. Vou explicar: a cirurgia da catarata corrige visão média e distante. Para leitura, perto o suficiente, é necessário uma lente só para isso. E como o "M" precisa ler e escrever, ele tem somente um olho bom, o "D" (para longe) e o "E", "para quebrar o galho", insuficiente.

Se colocar os óculos, o "D" se queixa: "tira essa lente daqui, está atrapalhando minha visão”. Se "M" tira os óculos, o "E" se queixa: "além de ficar para traz, vocês querem me tirar o pouco que me resta de visão com os óculos". Calma, diz o "M", vou tirar a lente que o "D" não precisa mais e deixo a outra para você aguentar até a próxima cirurgia. Está bem? Não, não está, o "M" não consegue ler ou escrever direito, piscando sempre, torcendo para chegar o dia da próxima cirurgia, o "M" aguarda com ansiedade. O Dr. Kiu disse que só depois da segunda cirurgia vai receitar a lente adequada.

Pois é, meus caríssimos amigos, esta é a razão de não me dedicar inteiramente nas confecções de textos, narrativas e comentários que vocês bem merecem. Na medida do possível, vou fazendo algumas linhas, o suficiente para dizer que ainda estou aqui. Obrigado a todos e a paz de Deus para vocês.


E-mail: modesto.laruccia@hotmail.com

Login

Você precisa estar logado para comentar esta história.

Antes de Escrever seu comentário, lembre-se:
A São Paulo Turismo não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!
Publicado em 29/04/2013 Modesto, na home page do SPMC, quem tem um olho é rei, agora com dois olhos bons que logo terá, será primeiro ministro, boa sorte, até o proximo texto,Estan. Enviado por Estanislau Rybczynski - estan_tec@hotmail.com
Publicado em 28/04/2013 Sr.Modesto,logo o sr. estara com o D e E,em dia,assim como D esta para o E como o E esta para o D,o M precisa só um pouco de paciência C,o mesmo quer dizer "confuncio",ou seja paciência e caldo de galinha não faz mal a ninguém.além do que o sr. esta sendo tratado no HC,o M (mehor da A.L.).
Um forte abraço.
Vilton Giglio
Enviado por vilton giglio - viltongiglio25@gmail.com
Publicado em 28/04/2013 Seja com o D bom e com o E ruim, o meu grande amigo M vai estar por aqui por muitos e muito anos ainda. Não se preocupe não. Enviado por Marcos Aurélio Loureiro - marcoslour_ti@yahoo.com.br
Publicado em 28/04/2013 Agradeço a todos vcs o carinho e compreensão pelo problema que estou enfrentando. Quero, também, agradecer a equipe do SPMC e informar que tenho um retorno com o Dr. Kiu no dia 09\05\ para agendarmos a cirurgia do "E". Muito obrigado a todos e recebam meus abraços e as graças de Deus.
Modesto
Enviado por Modesto Laruccia - modesto.laruccia@hotmail.com
Publicado em 27/04/2013 Modesto, fique tranquilo que estamos aqui torcendo para que a nova cirurgia aconteça e possa ter seu óculos adequado. Um beijo e se cuide muito bem, não vamos te esquecer, afinal é nosso grande mestre. Enviado por margarida peramezza - margaridaperamezza@gmail.com
Publicado em 27/04/2013 Pois e Modesto , que bom que tudo correu bem com sua primeira cirurgia , e bom também vê-lo de volta nos textos e comentários , embora que esporadicamente . Espero que não te façam esperar muito com a segunda , para que possamos telo de volta em definitivo . Mas achei engraçado quando você dizia que via em duplicata
E isso me fez lembrar do sujeito que fez a mesma operação e quando ia para casa caminhando , tinha que passar
por um terreno que era usado como pasto .E quando ele cruzava o mesmo se deu de frente com uma vaca braba
mal intencionada que veio para cima dele .E ai ele correu para tentar subir numa arvore próxima , mas como ele via tudo em duplicata ele via duas vacas , uma que era e outra que não era . E o mesmo com a arvore uma que era e outra que não era . Ai ele subiu na arvore que não era , veio à vaca que era e fez o maior estrago no pobre coitado .....rs rs rs . N.B. quanto ao correio me deixa saber pois realmente já deveria ter chegado . Deixa-me saber quando receberes . Mas não consigo entender o motivo de tanta demora.
Abraços a você e espero que tudo saia bem na próxima cirurgia. Felix
Enviado por João Felix - jfvilanova@gmail.com
Publicado em 26/04/2013 Caro e querido Modesto, Eu ainda não tenho uma catarata, e como cachoeira hoje em dia no Brasil pode acabar em cana, (risos) vou tentar alimentar apenas o meu pequeno Salto ocular para que o mesmo ao tornar-se uma imensa catarata, eu faça também uma cirurgia igual a sua, e então consiga escrever quase tão bem quanto esse seu texto saboroso e alegre, com que você nos brindou, parabéns, boa recuperação, e volte logo pois estamos com saudades Enviado por Arthur Miranda - 27.miranda@gmail.com
Publicado em 26/04/2013 Estamos sentindo a sua falta!
Este texto... não se se devo dizer,cômico ou trágico.
Mas parabéns, mesmo com um olho só é imbatível.
Enviado por Benedita Alves dos Anjos - dosanjos81@gmail.com
Publicado em 25/04/2013 Caro Mestre Modesto. Quem foi Rei nunca perde a Magestade. Ainda sou sessentão mas já operei a catarata. Correu tudo muito bem! Continue com suas narrativas e comentários. Vc é o Mestre do Site. Aquele abraço. Enviado por asciudeme joubert - asciudeme@ig.com.br
Publicado em 25/04/2013 Gostei muito de saber que o senhor está melhorando e que, logo, terá a melhora definitiva. Estamos no aguardo e pedimos que a luz de Jesus o ilumine hoje e sempre. Um abraço, Enviado por Trini Pantiga - trinesp@ig.com.br
« Anterior 1 2 Próxima »