Leia as Histórias

Categoria - Personagens Memória e Memórias de Julieta Autor(a): Sonia Maria Zumkeller - Conheça esse autor
História publicada em 27/02/2014
Minha mãe nasceu em 1926, portanto estará completando em 2014 88 anos de idade!
 
Sua memória é surpreendente, nos encontros em família adora contar os causos “daquele tempo...”.
 
Para preservar toda essa história de nossa família, resolvi comprar um belo caderno e incumbi dona Juju de relatar suas memórias, pois como ela mesmo diz: “minha vida daria um livro”!
 
Mas está difícil, recusou-se a escrever, disse que iria falando e que eu anotasse; assim fiz. Fui perguntando e anotando no famoso caderno que eu havia comprado.
 
Lembrou-se de todos os lugares onde morou, antes de finalmente seu pai comprar um terreno no bairro do Alto do Mandaqui em 1940 e para lá mudar-se em 1942.
 
Nasceu perto da atual Estação Armênia, na Rua Guaporé; foi a única filha a nascer na capital. Dos dois aos cinco anos de idade morou em São José do Rio Pardo com sua avó materna Antonia – ela e seu grande companheiro e irmão Aurino.
 
A partir daí passou sua infância e pré-adolescência nos bairros de Santana, Vila Mazzei, Santa Terezinha, Alto de Santana e finalmente Alto do Mandaqui.
 
Em cada rua e casa que morou ela tem relatos vivos e emocionantes. Lembra-se da Rua Claudino Alves (morou lá antes de entrar para o Grupo Escolar) e o que marcou foi que durante o período das chuvas as enxurradas traziam muitos legumes e que no final da rua morava uma senhora de origem japonesa que fazia deliciosas cocadas coloridas. Ela e seu irmão juntavam moeda por moeda para irem lá comprar as tentadoras guloseimas.
 
Mudou-se para a Rua Vicente Soares e foi o período em que entrou para a escola no então Grupo Escolar Buenos Aires (hoje Padre Vieira, localizado na Avenida Cruzeiro do Sul) e mais histórias são revividas com muita saudade...
 
E-mail: somariaz@ig.com.br
Localização da história
Login

Você precisa estar logado para comentar esta história.

Antes de Escrever seu comentário, lembre-se:
A São Paulo Turismo não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!
Publicado em 06/03/2014

Que lindo Sônia, é um exercício de amor entre mãe e filha. Parabéns!

Enviado por Julia Poggetti Fernandes Gil - gibajuba@yahoo.com.br
Publicado em 01/03/2014

Sonia, estas são as verdadeiras historias da nossa cidade.Parabéns e um grande abraço.

Enviado por Margarida Pedroso Peramezza - margaridaperamezza@gmail.com
Publicado em 28/02/2014

Obrigada pelas palavras de incentivo ! Estou tentando colocar de maneira resumida, as principais lembranças de minha mãe . Lembranças que ela gosta tanto de contar . Novos relatos virão...

Enviado por sonia maria zumkeller - somariaz@ig.com.br
Publicado em 28/02/2014

Voce deve ter muitas e saudosas historias dos tempos da sua mãe espero conhecer algumas através de voce,mas conte também as suas que devem ser interessantes...

Enviado por Walquiria - walquiriarocha@yahoo.com.br
Publicado em 28/02/2014

Que bom que você escreveu as memórias da Juju.

Ela com certeza ficou muito feliz.

Abraço

Enviado por Benedita Alves dos Anjos - dosanjos81@gmail.com
Publicado em 28/02/2014

Iniciativa louvável em registrar as memórias da sra. sua mãe, dna. Jujú. Será sempre um reduto de lembranças a serem aproveitadas por vc, Sonia Maria. Parabéns, Zumkeller.

Modesto

Enviado por Modesto Laruccia - modesto.laruccia@hotmail.com
Publicado em 27/02/2014

Sônia, existem mil preciosidades que você vai acabar colhendo e podendo partilhar conosco. Parabéns pela iniciativa e ficamos no aguardo, com muita satisfação. Um beijo.

Enviado por Vera Moratta - vmoratta@terra.com.br
Publicado em 27/02/2014

Puxar pela memória de nosso entes queridos faz com que revivam momentos gloriosos de suas vidas que indiretamente também faz parte da "parte" de nossas vidas! Parabéns por recuperar essas reminiscências.

Enviado por Carlos Fatorelli - cafatorelli@gmail.com
« Anterior 1 Próxima »