Leia as Histórias

Categoria - Personagens Mulheres paulistas Autor(a): Luizinho trocate - Conheça esse autor
História publicada em 04/04/2014
Discordo de muitas coisas, por exemplo, do Caetano em "Sampa" falando de deselegância das mulheres paulistas. Absurdo! Em São Paulo estão as mulheres mais bonitas - e elegantes, claro - do país.
 
Isso, de concordar e discordar, me leva a pensar no Brasil. Brasil que tem seus problemas, e tantos que nem vale a pena relembrar aqui, mas é um país que também que temos muito do que se orgulhar, o problema é que “coisas acontecem por aqui” só que alhures outros encampam a fama que não é - quase nunca - atribuída aos brasileiros e, estes também fazem questão de “atribuir aos outros”.
 
Exemplos são vários. Lima Barreto cunhou a frase “no futuro todos terão 15 minutos de celebridade”. Isto consta no triste fim de Policarpo Quaresma, mas o crédito para o bem e para o mal não é dele, é do Andy Warhol.
 
O mundo, pelo menos o mundo esclarecido, sabe que quem inventou o rádio foi o padre Landell de Moura; no Brasil se pensa em Marconi. Já teve até “Rádio Marconi”, mas nunca Rádio Landell. Avião então, nem pensar. Claro que foi Santos Dumont, mas ainda há quem defenda os irmãos catapultados.
 
Quanto à música, a voz do milênio é de Elza Soares, só que ela é que tem que apregoar isso em propaganda oficial atualmente no ar, porque senão...
 
Há outros casos famosos como o do grande Moacyr Scliar, autor do livro que originou “As aventuras de Pi”, e que teve sua ideia surrupiada por um autor menor, canadense.
 
Estou tocando nesse assunto não por ufanismo, longe disso, mas porque ando meio cansado de ouvir falar que aqui só tem “enrosco”, que isso é uma curva de rio. Que é isso é, mas não é só isso não, tem muita coisa boa por aí.
 
E-mail: slramos@bol.com.br
Localização da história
Login

Você precisa estar logado para comentar esta história.

Antes de Escrever seu comentário, lembre-se:
A São Paulo Turismo não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!
Publicado em 08/04/2014

Infelizmente duas citações no texto sairam alteradas: o correto é "me leva a pensar o Brasil" e "mas é um país que também tem muito do que se orgulhar". Agradeço os comentários.

Enviado por Luizinho trocate - slramos@bol.com.br
Publicado em 06/04/2014

Acredito que tudo isso foi incultado na mente do povo brasileiro, quando nos lembram sempre de que somos um país de terceiro mundo.

Ainda por cima somos o primeiro em corrupção.

Enviado por Julia Poggetti Fernandes Gil - gibajuba@yahoo.com.br
Publicado em 04/04/2014

Luizinho, deixa eles falarem, há um ditado árabe que diz: "Os cães ladram e a caravana passa", parabéns pelo texto.

Enviado por Nelinho - lt.ltesser@hotmail.com
Publicado em 04/04/2014

Luizinho, obrigada pela parte que me toca, mas concordo com você, as mulheres desta cidade são lindas e guerreiras.Um abraço.

Enviado por Margarida Pedroso Peramezza - margaridaperamezza@gmail.com
Publicado em 04/04/2014

Esta é minha Pátria, bem ou mal este é o único país que tenho, por ele sofri, fui preso, chorei, lutei e sorri. Aqui tive e tenho meus filhos e meus netos e assim como você tenho o maior orgulho dele.

Enviado por Marcos Aurelio Loureiro - marcoslur_ti@yahoo.com.br
Publicado em 04/04/2014

Luizinho, finalmente (ufa!) alguém saiu daquele xororô que ninguém mais aguenta. Há horas estou cansada da baixa auto-estima das pessoas que só falam do nosso enrosco. Existe, no país, uma produção científica, artística e um material humano de alta qualidade. O problemático é que o que é ruim tem sempre destaque. Eu aprecio todos aqueles que produzem, propõe ao invés de somente levantar o dedo acusador. Esses, que só julgam , certamente não fizeram nada ou quase nada para que o país andasse para frente, como tem que ser. Parabéns, Luizinho. Falar bem do Brasil precisa de coragem, hoje. Há tempos eu publiquei nesse site alguma coisa parecida com o seu texto e recebi até insultos em forma de deboche. Receba o meu abraço.

Enviado por Vera Moratta - vmoratta@terra.com.br
Publicado em 04/04/2014

Realmente o brasileiro tem o dom da criatividade e vemos isso na adversidade, sabendo que poderíamos ter um elevado grau de entusiasmo se fossemos também fortalecidos por um sistema educacional eficaz. Parabéns pela crônica e pela visão de termos capacidade de grande desenvolvimento pessoal através de grandes invenções brasileiras.

Enviado por Carlos Fatorelli - cafatorelli@gmail.com
Publicado em 04/04/2014

Luizinho - Deixe ele conhecer o "SPMC" . Acredito que ele ira mudar de ideia e compor outra musica. Forte abraço ...

Enviado por José Aureliano Oliveira - joseaurelianooliveira.aureliano@yahoo.com.br
Publicado em 04/04/2014

Trocate, estou com voce, infelizmente pessoas famosas falam besteira e a mídia divulga, no caso das mulheres veja outros exemplos que considero bullyng, chamar a mulher de Geni,(joga m.. na geni) loira burra, nega do cabelo duro, isso só vem a contribuir a prejudicar a mulher depois reclamam da censura, fiquei sabendo que muitas vezes o autor faz isso depois da cara cheia gosta da ideia e os produtores aprovam e dá no que dá, parabéns,Estan

Enviado por Estanislau Rybczynski - estan_tec@hotmail.com
« Anterior 1 Próxima »