Leia as Histórias

Categoria - Paisagens e lugares Avifauna - São Paulo (que representam São Paulo) Autor(a): Vilton Giglio - Conheça esse autor
História publicada em 11/06/2014
O nome diz tudo. Triste que algumas espécies estão em extinção, outros nem sei se existem como o tal pardal... Quando garoto víamos periquitos, rolinhas, pombos, pato da lagoa, onde atualmente existe uma fábrica de refrigerante multinacional. Tinha uma fábrica de cigarros ou depósito. Ela liga a Av. N. S. do Sabará à Marginal. Havia um grande lago e há um campo de futebol até hoje. Antes era uma mata só! Jovens da minha idade faziam arapuca, uma armadilha horrorosa! Sempre tem alguém que faz. Nunca gostei disso, era parte da Mata Atlântica que estava ali.
 
A flor que representa São Paulo chama-se azaléia. Diz-se a lenda que um imperador chinês sempre sonhava em ter uma mulher dos seus sonhos, bonita, com traços finos, educada, mas nunca conseguia... Certa ocasião ganhou uma flor que era bonita até na cor e plantou-a... Depois de algum tempo apareceu em sua vida a mulher dos sonhos... O amor é lindo na "Casa do Armindo". O nome dessa flor era azaléa.
 
A flor que representa São Paulo é a tal azaléia e por decreto sabe de quem? Do famoso falecido prefeito Jânio Quadros. Nunca imaginei isso da parte dele algum motivo deve ter, vai saber...
 
Quanto ao pássaro que representa São Paulo é o sábia-laranjeira, provavelmente há no Parque Ibirapuera. Dentro do parque temos mais ou menos 140 espécies de pássaros, sendo que em Portugal há 200 espécies. Tem os quero-quero, urubu, patos, garças, querubim, etc.
 
No querido Parque Ibirapuera pode-se ter aulas de Geografia, História, Botânica, Clima (há uma estação da Cetesb lá dentro, monitorando o ar) e Arquitetura. Existem três lanchonetes, sendo a primeira delas construída há uns trinta ou mais anos e teve a participação de uma amigo. Nessa época trabalhávamos na Kibon, que ganhou a licitação, que nem sei se houve, pois a Kibon era a única industria de sorvete no Brasil. Era só alegria.
 
Avifauna do Parque Ibirapuera é fantástica! É só ter tempo e paciência e realizar um passeio feliz. As escolas poderiam levar nossas crianças a terem educação .
 
Tem também um criatório de carpas "japonesas". São lindas para que gosta de peixes ornamentais.
 
E-mail: viltongiglio25@gmail.com
Localização da história
Login

Você precisa estar logado para comentar esta história.

Antes de Escrever seu comentário, lembre-se:
A São Paulo Turismo não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!
Publicado em 16/06/2014

Vilton uns dos primeiros pássaros a desaparecer de São Paulo foram os Avinhados(também conhecidos por curiou), os canarinhos da terra, os pássaros pretos, e os bandos de pequenos passaros de origem africana conhecidos como Bico de Lacre, que aqui em Lorena no fundo do meu quintal ainda passeiam juntamente com o papa Capim, os bigodinhos, o sanhaço uns bandos de Maitacas e o piriquitão Maracanã.

Enviado por Arthur Miranda (Tutu) - 27.miranda@gmail.com
Publicado em 14/06/2014

Vilton, confesso envergonhado que não conheço esse setor do parque do Ibirapuera apesar de morar nesta cidade a 79 anos, vou seguir seu conselho e procurar conhecer a avifauna, parabéns pelo texto.

Enviado por Nelinho - lt.ltesser@hotmail.com
Publicado em 13/06/2014

Viton, que texto bom! Gosto muito dos seus sentimentos e percepção daquilo que a cidade oferece de tão bom. Gostei do "amor é lindo na casa do Armindo". Ótimo essa! Parabéns. Um abraço.

Enviado por Vera Moratta - vmoratta@terra.com.br
Publicado em 11/06/2014

São Paulo nos "ensina" a cada momento, sempre há alguma coisa para se aprender com sua fauna e flora que insistem em resistir ainda. Parabéns!

Enviado por Carlos Fatorelli - cafatorelli@gmail.com
Publicado em 11/06/2014

Vilton, lendo seu texto, voce me fez lembrar do ornitógo alemão Johan Dalgas Frisch que no governo de Janio Quadro na prefeitura, foi convocado pelo Sr. Janio e perguntou a ele como fazer para a volta dos pasaros em São Paulo e a resposta do ornitólogo foi, plante árvores frutiferas por toda a cidade, principamente parques , o pouco que foi feito já trouxe milhares de pásaros de volta a nossa cidade,por isso a pergunta, onde estão os agronomos da prefeitura, parabéns,Estan.

Enviado por Estanislau Rybczynski - estan_tec@hotmail.com
« Anterior 1 Próxima »