Leia as Histórias

Categoria - Paisagens e lugares Os históricos balneários paulistanos Autor(a): Cassio Marcello de O. M. Lima - Conheça esse autor
História publicada em 07/08/2014
Voltando a escrever minhas memórias paulistanas, neste importante espaço, quero recordar o tempo em que meu saudoso e querido pai e meus tios levavam a mim e meus irmãos nos famosos balneários ou saunas de São Paulo.
 
Meus amigos que saudades dos tempos em que sauna, em nossa cidade, era sinônimo de respeito e de um salutar hábito familiar. E hoje, com muita alegria, me peguei relembrando dos históricos balneários ou saunas Jardim, Finlândia, São Pedro, Maria José, Tenente Pena. 
 
Lembro-me que era muito gostoso e relaxante ir a uma sauna a vapor ou a uma sauna seca, com aroma de eucalipto saindo dos fornos a lenha ou elétricos. Nas épocas de inverno as saunas eram, de domingo a domingo, a nossa alegria. Além dos relaxantes banhos de sauna, também tomávamos banhos nas piscinas, usávamos suas lanchonetes ou restaurantes para recompormos o líquido e a energia, perdidos no calor de tais banhos. 
 
A Finlândia ficava lá no Jardim Marajoara, zona Sul, próximo de Interlagos. Para mim a melhor de todas, apesar da distância e do preço - na época, eu morava na zona Oeste. Era de primeira, tanto em conforto como em limpeza. 
 
As demais, também eram boas e deixaram suas lembranças: A São Pedro ficava na Rua Guaicurus na Lapa, a Jardins em Pinheiros, a Tenente Pena e a Maria José lá no Bom Retiro... Aliás, a única que tenho certeza que ainda está com as portas abertas é a Maria José, ali na Barra do Tibaji, e apesar de não passar por lá, cerca de dezenove anos, creio que mantenha a boa qualidade e bons serviços de antes.
 
E-mail: cmoml@ig.com.br
Localização da história
Login

Você precisa estar logado para comentar esta história.

Antes de Escrever seu comentário, lembre-se:
A São Paulo Turismo não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!
Publicado em 10/02/2015

Ainda há uma na rua Pascal, no Campo Belo, e precisa de reforma, mas está aberto.

Enviado por Carlos Santos - camsantos54@bol.com.br
Publicado em 12/08/2014

Cássio, das saunas citadas pelo amigo eu me recordo da que funcionava na Tenente Pena, frequentei também uma que funcionava no Hotel Danúbio na Brigadeiro Luiz Antonio hoje desativado, parabéns pelo texto.

Enviado por Nelinho - lt.ltesser@hotmail.com
Publicado em 10/08/2014

Frequentei todos e as vezes vou ao Maria Jose,a sauna Filandia,antes de contruirem-na,era amigo do Randolfo,já falecido,tinha também mais dois irmãos que eram sócios,atualmente é a fonte Sônia,tão otima água pois tomavamos banho de água mineral tivemos esse privilégio,lembrei-me de certa ocasião em que criava coelhos e levei três para o Randolfo prepara-los,no restaurante da sauna Filandia,comemos coelho a moda cabidela,com arroz,salada de agrião,regado a um vinho chileno.

Preparei-me ara meu casamento e saindo de lá,direto para a Igreja Do Ibirapuera,Santa Terezinha. São algumas das lembranças da sauna Filandia,entre outras.

Enviado por Vilton Giglio - viltongiglio25@gmail.com
Publicado em 08/08/2014

Interessante recordação das saunas de São Paulo, com seus atrativos e benefícios que prestavam a cidade. Parabéns, Cassio.

Modesto

Enviado por Modesto Laruccia - modesto.laruccia@hotmail.com
Publicado em 07/08/2014

Cássio, que alegria te reencontrar aqui nesse espaço tão especial. Fiquei muito feliz quando percebi seu nome. Ainda mais com um texto cheio de saudades. Parabéns e, por favor, não desapareça. Um abraço.

Enviado por Vera Moratta - vmoratta@terra.com.br
« Anterior 1 Próxima »