Leia as Histórias

Categoria - Outras histórias Memórias Esclarecedoras Autor(a): Miguel S. G. Chammas - Conheça esse autor
História publicada em 04/09/2014
Quarta-feira, 20 de agosto, 19h30, estou em frente do meu notebook para assistir ao jogo entre Palmeiras x Sport.
 
Meu time mais uma vez decepciona e, depois de abrir o placar, sofre dois gols e perde novamente. Pela décima vez neste campeonato, a Sociedade Esportiva Palmeiras fica sem ganhar uma partida e, consequentemente, passa a ocupar o último lugar na tábua de classificação, ou seja, é o lanterna do campeonato.
 
Embora entristecido, ouço por diversas vezes os locutores e repórteres dizerem, aos quatro cantos, que o Palmeiras era o lanterna da competição.
 
Tentando mudar o foco da conversa, surge em meu pensamento um questionamento: Por que o termo lanterna é utilizado para designar o último classificado de uma competição?
 
Não precisei de muito tempo para obter a resposta. No dia 21, logo nas primeiras horas, antes de começar o tormento do horário político, Milton Neves, o cronista esportivo de maior merchandising do rádio brasileiro, através das ondas da Rádio Bandeirantes, atendeu aos meus anseios.
 
Esclarecendo a dúvida, o comentarista explicou que nos antanho, existia um jornal esportivo de tiragem campeã intitulado “A Gazeta Esportiva” - hoje, existe apenas em forma digital pela internet -, cujo principal slogan era “A Gazeta Esportiva não deu, ninguém sabe o que aconteceu!”  Eu, na minha juventude, brincava dizendo que estava descendo a Brigantonio Luiz  Andeiro, lendo a Gastiva Esporzeta, traduzindo: descendo a Brigadeiro Luiz Antônio, lendo a Gazeta Esportiva.
 
Voltando aos esclarecimentos fornecidos por Milton Neves, às segundas-feiras, um dia após as disputas futebolísticas do domingo, na ultima página, o jornal trazia a figura de uma locomotiva puxando diversos vagões. Cada um desses vagões representava um time do campeonato e todos estavam atrelados à locomotiva respeitando a ordem de classificação no campeonato. Lógico, o último vagão era representado pelo último classificado e estava sempre, ornamentado por uma lanterna.
 
Daí, lógico que por analogia, o último classificado ser apelidado de lanterna do campeonato.
 
A Gazeta Esportiva se foi, os campeonatos mudaram de titulação, os times ficaram e mantiveram suas tradições. Da mesma forma que o título para o primeiro colocado ficou sendo, como sempre, campeão e a denominação para o último classificado se manteve como lanterna, até os dias atuais.
 
Dirimida a dúvida, voltei para a atualidade e, continuei a sofrer pela péssima colocação do meu time no ano de seu centenário de existência.
 
E-mail: misagaxa@terra.com.br
Localização da história
Login

Você precisa estar logado para comentar esta história.

Antes de Escrever seu comentário, lembre-se:
A São Paulo Turismo não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!
Publicado em 08/09/2014

Miguel, como bons palmeirenses vamos continuar acreditando na recuperação do nosso querido Palestra, ontem já empatamos! é um bom sinal, parabéns pelo texto.

Enviado por Nelinho - lt.ltesser@hotmail.com
Publicado em 04/09/2014

É, Miguel, o nosso verdão está mal das pernas, mas vamos continuar acompanhando. Um abraço.

Enviado por Vera Moratta - vmoratta@terra.com.br
Publicado em 04/09/2014

Miguel, gostei da explicação sobre a "lanterna" porém, tenho minhas dúvidas de que o Milton Neves esteja certo. Lembro da "A Gazeta Esportiva" e suas reportagens, ela usava mesmo, essa do trenzinho, faziam caricaturas de jogadores e clubes, (o Palmeiras era o periquito, o Corinthians era um pirata, o São Paulo, um santo)quanto a origem da "lanterna" acho que é bem mais antiga. Vou pesquisar depois te informo. Quanto ao nosso "verdão", pobre de nós, aguentar estes corinthianos e sampaulinos... Parabéns pelo texto, "mixagaxa", um forte abraço, tchau.

Laru

Enviado por Modesto Laruccia - modesto.laruccia@hotmail.com
« Anterior 1 Próxima »